Aroldo Martins e as Artes Marciais

7 de outubro de 2019

O deputado Federal Aroldo Martins, desde muito jovem esteve envolvido com o mundo do esporte das artes marciais.

O deputado Federal Aroldo Martins, desde muito jovem sempre esteve envolvido com o mundo dos esportes das artes marciais. Sua paixão pelo esporte o tornou Mestre Faixa Preta 6º Dan em Taekwondo e 4º Dan em Hapkido. Através do trabalho social dedica-se a espalhar a cultura e a história do Taekwondo, assim como faz com o Hapkido, pois acredita que os ensinamentos que as artes marciais trazem para a vida em sociedade são transformadores.

O esporte possui um papel essencial na vida do ser humano que prevalece independentemente da idade na área da saúde, no âmbito profissional, social, e educacional. Cada modalidade esportiva possui sua singularidade, envolvendo as pessoas e fazendo-as escolher por qual praticar. Os esportes instigam o desenvolvimento saudável dos membros de uma sociedade e os distanciam da mentalidade imoral que hoje se dissemina no mundo, e ainda faz com que as pessoas se afastem da criminalidade que hoje é presente em todos os locais de forma atrativa e organizada.

“Os esportes das artes marciais ensinam a disciplina, o comprometimento e o sentido de equipe, sendo crucial na vida do jovem ou adolescente. Por isso sou a favor de que as artes marciais sejam ferramenta de inclusão social para que a população jovem de escasso recurso, possa absorver o melhor do esporte mantendo-se ocupada com atividades sadias que faram bem para a saúde física e mental“, afirma o deputado Aroldo Martins.

O Taekwondo 

Taekwondo é uma arte marcial original da Coréia, onde surgiu a mais de 2000 anos, significa “caminho dos pés e mãos através da mente”. O objetivo do Taekwondo é, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. Esta arte marcial só foi trazida ao Brasil nos anos 70, e desde essa época tem se espalhado por outros países, sendo que se tornou um esporte Olímpico em 1988. Na luta são válidos golpes de braço (socos) e de pernas (chutes). Não é permitido agarrar o adversário.

As regras do taekwondo já foram mais rígidas, mas os princípios dessa arte continuam sendo seguidos. São eles:

  • Cortesia
  • Perseverança
  • Integridade
  • Autocontrole
  • Espírito Indomável

Os coreanos têm o costume de colocar seus filhos em academias de Taekwondo a partir dos 5 anos. Os benefícios observados são: desenvolvimento físico, disciplina, humildade e respeito aos mais velhos, melhora na atenção, e melhora da coordenação motora e aumento da capacidade de concentração.

O Hapkido

O Hapkido é uma arte marcial coreana que é especializada em defesa pessoal. Trata-se de uma disciplina de combate específica que, à semelhança do Krav Maga e do Vale Tudo, visa neutralizar um adversário através da aplicação de uma série de técnicas distintas, como socos, pontapés, quedas, saltos, chaves e torções. A sua prática também engloba o manuseio de armas, como bastões, espadas, bengalas, estrelas, facas e leques. No entanto, este desporto não envolve só a luta corporal, pois esta é uma disciplina projetada para desenvolver e acalmar o espírito e todos os que a praticam procuram encontrar o seu bem-estar e paz interior.

A palavra Hapkido é um termo coreano que pode ser desdobrado em três palavras distintas: a palavra Hap, que significa união, harmonia e coordenação; o Ki que diz respeito à força, energia e espírito; e o Do que representa o caminho a seguir. Dessa forma, o termo Hapkido representa o caminho da união da força e do espírito.

Texto: Daniel Monteiro – ASCOM

Fontes:

https://www.infoescola.com/artes-marciais/taekwondo/

https://lutasartesmarciais.com/artigos/arte-marcial-coreana-hapkido

Assuntos Relacionados

CategoriasNotícias

Tags » »